sábado, 19 de janeiro de 2008

O "Magro" Soldan

Acertou na mosca quem lembrou do "Magro" Walter Soldan naquele Fórmula Ford #100, lá no distante 1980, durante uma etapa (acho que em Brasília) do campeonato brasileiro daquele ano. O carro, um Bino, pelo que consta, era preparado pelo "Neco" Viola com a supervisão do Jorge Martinewski, que também pilotava o outro carro da equipe Ipiranga Super Seleto, o #9.

Sempre admirei muito o Soldan como piloto. Ele é um daqueles que está na minha lista de "carnes de pescoço". Soldan fez história no automobilismo nacional. Entre títulos e vitórias por todo o país, foi com o incentivo dele que a antiga equipe Glitz pode oferecer à imprensa para demonstração, o primeiro carro de competição turismo de série alimentado exclusivamente com álcool hidratado, feito esse que ocorreu no primeiro semestre de 1979, antecipando-se aos projetos apresentados logo em seguida à homologação do novo combustível. Soldan foi o vencedor da primeira prova realizada com carros movidos à álcool em Jacarepaguá em Setembro daquele mesmo ano. Outro lance de pioneirismo foi a apresentação do primeiro motor turbo comprimido movido exclusivamente à álcool que foi utilizado em um Fiat 147 da categoria Divisão 3 em 1980.

Passei alguns dias levantando informações sobre a carreira dele. Não sei se todas estão corretas, mas dá pra ter uma boa idéia.

Passou pela escola de pilotagem do Cláudio Mueller.
Campeão Gaúcho de Turismo Divisão 1 em 1974 com Dodge 1800.
Campeão Gaúcho de F-Ford em 1976.
Terceiro colocado no Brasileiro de F-Ford em 1976.
Participou do torneio Townsend Thoresen de F-Ford na Inglaterra em 1977.
Vice-campeão do Gaúcho de Fiat 147 em 1978.
Campeão Gaúcho e Brasileiro de Fiat 147 em 1979.
Vice-campeão do Brasileiro de F-Ford em 1980.
Terceiro no Brasileiro de F-Ford em 1981.
Campeão Gaúcho de Marcas em 1991 em dupla com Egon Herzfeldt.
Tri-campeão das 12 Horas de Tarumã em 1988, 95 e 98.

Selecionei algumas imagens que tentam resumir a carreira dele. Publicarei as primeiras hoje e termino amanhã com aquelas da década de 80 em diante.
Començando com uma do Dodge 1800 com o qual competiu em 74 na Divisão 1. Depois já na época dos Fiats em Guaporé, 78, seguindo os rivais Paulo Hoerlle e Renato Conill. O número 10 sempre fez parte da carreira do "Magro". Em 79 a equipe Glitz montou um esquema de ponta com os pilotos Soldan e Paulo Hoerlle, com a preparação do Ivan Hoerlle. Esse esquema resultou nos títulos gaúcho e brasileiro de Fiat para Soldan. Naquele ano as disputas com o Janjão Freire da equipe Jardim Itália foram constantes e ambos se revesavam na liderança das provas e do campeonato. Soldan também venceu a primeira prova com um carro à álcool no Rio de Janeiro.


Fonte das imagens: Revista Grand Prix, enviada pelo Júlio Cordeiro, arquivo Paulo Trevisan, Anuários Fiat, Revista Quatro Rodas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Há o campeonato de 1975, divisão 1 com um chevette. Os anos de 74, 75 e 76, foram os primeiros de Neco Viola como preparador, e foram 3 títulos conquistados.

Veronika Stilck disse...

Bom dia,
Estou procurando por um colega de escola. o Jindra Kraucher e achei algo sobre ele no seu blog. Teria como me arrumar o email dele para que eu entre em contato? O Meu nome é Veronika Stilck e o meu email franca.stilck@uol.com.br.
Desculpe pelo apelo, mas teremos um encontro de nossa classe e ninguém acha o Jindra.
Grata
Veronika

Niltão Amaral disse...

Fiatzinho revivido pelo Mauro Weck, hoje correndo com a réplica do #9 Glitz, na época do Hoerlle, hj preparado pelos próprior irmãos, fera em Fiat.