sexta-feira, 11 de abril de 2008

Evaldo Quadrado

Acertou quem respondeu Evaldo Quadrado no último Desafio, mesmo com o número 75 atrapalhando um pouco. Aquela imagem é de 1980, quando da realização de uma etapa do Campeonato Brasileiro de Fiat 147 em Guaporé. Como já havia um piloto com o #15, número que tem acompanhado o piloto em boa parte de sua carreira, a alternativa foi providenciar o #75.

Fiz uma rápida pesquisa sobre o "Professor" e encontrei o que segue: Evaldo Rui Quadrado começou pilotando kart em 1976. Entre seus títulos estão o de Campeão do Gaúcho de Marcas de 1983 e o de Campeão da Copa Fiat de 1997 em dupla com João Sant'Anna.

Ele já correu de turismo com Fiat 147, Chevette, Fusca, Uno, Corsa, Oggi, Voyage, Gol, etc. Participou de campeonatos regionais e nacionais. Também nos monopostos já atuou, como no Campeonato Gaúcho de Fórmula 1600 de 1997. Completando a diversidade de veículos pilotados por ele, também na Fórmula Truck participou, a partir de 2000, guiando caminhões da marca Iveco, Volvo e Scania.

A partir de 1988, Quadrado começou a dar aulas de pilotagem em Tarumã e pela mão dele muitos pilotos já passaram. Isso valeu o apelido de "Professor" e ainda hoje ele mantém a escola ativa em Tarumã.

Quadrado sempre foi um piloto muito combativo e desde os tempos do Fiat 147 impressionava também por sua velocidade. O empreendedorismo também vem marcando sua carreira. Além da escola de pilotagem, foi responsável pela criação de algumas categorias aqui no estado, como a TC 1600, por exemplo. Também foi um dos responsáveis pelo retorno da marca Chevrolet ao Campeonato Brasileiro de Marcas no ano de 1989 com um Chevette e ao lado de Serge Buchrieser fez bonito naquela competição.

Um fato que marcou muito a carreira do "Professor", e que ainda hoje é lembrado por muitos aficcionados, foi o impressionante acidente ocorrido no final de 1981, quando durante os treinos para o Campeonato Brasileiro de Fiat 147, Quadrado teve seu carro cortado ao meio após capotar por sobre o guard-rail entre as curvas 1 e 2 do autódromo de Tarumã. Essa história é tão impressionante que deixarei para um post exclusivo que será publicado em breve.

Selecionei algumas imagens da carreira dele. Vejam abaixo.

Na sequência: em 79 com o 147 das Lojas Wilson, carro preparado pelo Carmelo Carlomagno. Depois em 81, também de 147, vencendo uma etapa do Campeonato Gaúcho, em Tarumã. Mais abaixo liderando uma prova de 147 em 83, ano em que foi Vice-Campeão deste campeonato e Campeão do Gaúcho de Marcas. Em 84, Quadrado participou do Brasileiro de Marcas com um Fiat Oggi em dupla com Luiz Carlos Ribas. Em 85, quando da estréia do Regional de Turismo, fazendo dupla com João Campos no Uno #15. Mais abaixo em 88, de Chevette, ano em que foi responsável por várias pole-positions. Também em 88, Quadrado inaugurou sua escola de pilotagem em Tarumã. Em 89 retornava ao Brasileiro de Marcas em dupla com Serge Buchrieser, a bordo de um Chevette. Finalizando com uma imagem da prova de estréia da Copa Fiat de Velocidade em Tarumã em 90 quando competiu com um Fiat 147 em dupla com Jovenal da Silva.

Amanhã tem mais imagens do "Professor" Quadrado.

Fonte das imagens: Anuário Fiat, Jornal Esporte Motor e Jornal Zero Hora.

2 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de saber o valor do curso de pilotagem e tempo necessario,ja tenho um pouco de experiencia,curso turismo,gostaria de correr de gol ou fusca

rogerio pissetti assumpçso disse...

meu imail rogerio-pi-7@hotmail.com