sábado, 30 de agosto de 2008

Beto Pareci

O Paulo Schutz e o Luiz Borgmann estão entre os craques do Blog. Eles não deixam passar uma! Caramba, que memória! Boa parte do que eu coloco aqui nem vivi, mas os registros da época, alguns deles, obtidos com os próprios pilotos, me ajudam a descobrir e descrever aquele tempo. Esses dois, assim como todos aqueles que colaboram com este modesto Blog, têm todo o meu respeito.

Bom, demorou apenas algumas poucas horas para que a resposta do último Desafio fosse revelada. Era o Roberto Albino Schmitz, o "Beto Pareci" no seu Maverick #40 com o qual competiu n Divisão 1 em 1975. Como sempre faço, ou tento fazer, a partir de hoje vou publicar algumas imagens da trajetória dele nas pistas, desde o kart, passando pela Divisão 3, Divisão 1, Hot Car, 12 Horas, entre outras.

"Beto" iniciou no automobilismo através do kart em 1971 e nessa modalidade obteve várias vitórias, sendo vice-campeão em 72 e campeão da categoria Piloto de Competição 125cc no ano seguinte. Hoje trago uma bela série de imagens daqueles três primeiros anos. Vejam abaixo.

Opa! Mas isso não tem nada a ver com kart! Pois é, não sei exatamente se foi a primeira prova dele, mas no dia 22 de Agosto de 71 foi realizada em Tarumã uma prova para universitários, organizada pela FAMECOS da PUC-RS. Certa vez ouvi alguma coisa sobre isso e que o Cláudio Furtado teria sido um dos idealizadores. Não estou certo sobre isso. Na ocasião, "Beto", então com apenas 16 anos - não era necessária a carteira de motorista - participou com esse Corcel I GT.

Essas três primeiras são de 1971, sendo que a terceira é das 100 Milhas, disputada no dia 5 de Dezembro daquele ano.


Esta sequência é de 72, quando "Beto" corria pela Escola Gaúcha de Pilotagem (alguém saberia dizer quem eram os instrutores?). Na imagem do pódio, "Beto" está na esquerda. Infelizmente não sei quem são os outros dois pilotos.

Encerrando com uma série de 73, ano do título gaúcho. Três imagens são de provas nas ruas, uma em Gramado, da qual saiu vencedor e as outras duas não consegui identificar. A última do dia é provavelmente na entrega dos prêmios aos campeões daquele ano, em cerimônia realizada no Clube dos Caixeiros Viajantes.

Aproveitando, publico aqui a lista dos melhores pilotos na classificação dos campeonatos gaúchos de kart de 1973:

Categoria Júnior:
1º - Fredo Hennig;
2º - Júlio César Dias;
3º - Sérgio Luiz Fleck;
4º - Alderico Nogueira.

Categoria Senior:
1º - Nelson Rola;
2º - Fábio Bertolucci;
3º - Ricardo Baldino;
4º - Ronaldo Bertolucci.

Categoria Estreantes e Novatos:
1º - Waldir Buneder;
2º - Carlos Krug;
3º - Erbert Frischmann.

Categoria Piloto de Competição:
1º - Roberto Schmitz;
2º - Ricardo Baldino;
3º - João Miguel Bastian;
4º - Paulo Marques de Barros.

Categoria Piloto Oficial de Competição 125cc:
1º - Flávio Martinewski;
2º - Jorge Hennig.

Categoria Piloto Oficial de Competição 100cc:
1º - Jorge Martinewski;
2º - Telmo Schmidt;
3º - Jorge Hennig.

Como é possível ver, alguns nomes que continuaram por muitos anos no automobilismo gaúcho e brasileiro.

Após a conquista do título, "Beto" faria sua reestréia nos "autos", com um Fusca na Divisão 3. Em breve mais sobre essa história.

8 comentários:

Anônimo disse...

Com relação a foto do podio, quem está à direita vo vencedor é o Nelson Rola. Piloto que se destacou no kart. Ultimamente vinha correndo com um Chevette.

Anônimo disse...

Só para acrescentar um pouco de "cultura inútil" vou dizer que as 3 primeiras fotos podem ser 1971porque era o modelo Maxi Mini o que se reconhece pelos pedais fundidos em aluminio(foi em 7l que iniciamos o kartismo em Passo Fundo,e eu corri com um desses).Já as fotos seguintes cujos pedais são tubos dobrados e cromados é o modelo seguinte Mini SS fabricado a partir de 1975(corri o gaucho em 77 na cat.B 125 com um destes).Tenho uma dúvida se o Schimitz não fez sua primeira corrida como estreante com o Gordini #27 aqui em Passo Fundo em 29/09/68 (?);está com ele a palavra.A propósito, falei longamente com ele no lançamento do livro Tarumã,e me esqueci de confirmar isto.Que sujeito cordial e com tanta história para contar.PAULO A.TREVISAN

Leandro Sanco disse...

Amigo Trevisan,
Compartilho o teu comentário. Foi a primeira vez que conversei com ele. Foi muito atencioso.
Essa tua dúvida sobre o Gordini acho que eu mesmo posso responder. Em 71 o Beto tinha apenas 16 anos, portanto em 68 teria 13. Acredito que não tenha sido ele, mas vamos confirmar com o próprio.

Anônimo disse...

Prezado Sanco, o piloto vencedor da prova é o João Miguel Bastian, e o do lado realmente é o Nelson Rolla. As fotos sem a origem confirmada, são de eventos realizados aqui em Porto Alegre, na CEASA. Convem lembrar que nos anos 80 organizamos corridas no estacionamento do SHOPPING IGUATEMI, do lado da Nilo Peçanha, na frente de onde era a LOJA SANDIZ. Será que alguem tem fotos daquela época? Os instrutores e proprietários da ESCOLA GAÚCHA DE PILOTAGEM, eram os engenheiros e pilotos JORGE MARTINEWSKI, hoje preparador renomado de motores de competição e CARLOS ALBERTO DE MORAES, o "TECO", maravilhosa pessoa, que foi um piloto e preparador muito importante na época e que muitos anos após voltou, apoiando seu filho, que também teve grandes conquistas no kart, álias uma questão genética na família, que conta ainda com Clóvis de Moraes e o pai cujo primeiro nome me pareçe que é Adalberto e que já era piloto na epoca das carreteras. A ESCOLA GAÚCHA DE PILOTAGEM teve sede na Av. Conceição onde hoje se encontra uma loja do TUMELERO.
Renovo cumprimentos pelo teu trabalho. Abraços.

Anônimo disse...

Confirmei agora nos meus arquivos e realmente quem correu como estreante em 29/09/68 foi o João Roberto Schmidt que é o Schmitão; e andou com Gordini nº 53 que era do Régis Schuch aqui de Passo Fundo.
Paulo A. Trevisan

Anônimo disse...

Fiquei fora do RS por muito tempo, mas me parece que o Roberto Albino Schmitz também formou pilotos na Escola de Pilotagem Pareci. Confirmem.
luiz borgmann

Leandro Sanco disse...

Confimado, Mestre Luiz Borgmann. Falarei em breve sobre essa escola.

Paulo Schütz disse...

Bem observado pelo Trevisan, quando ao Maxi-Mini, cuja direção não era direta, mas com um sistema que deixava mais macia, pode se observar que a coluna termina após a linha das rodas. Quando ao outro´, dos pedais cromados, é anterior ao Mini SS, acredito que seja um chassis Cox, concorrente do Maxi, de excelente qualidade.