domingo, 31 de agosto de 2008

Encontro de campeões

Tive o prazer de, na última Sexta, fazer parte de um momento inesquecível para o automobilismo gaúcho e brasileiro, a convite dos autores Gilberto Menegaz, Paulo Lava e Paulo Torino. O tão aguardado lançamento do livro do Tarumã foi pura emoção.

Alguns dos que lá estavam, tinham acelerado ou simplesmente assistido as primeiras provas no autódromo no distante 8 de Novembro de 1970. Outros, contemporâneos a essa geração, ainda hoje aceleram em busca da vitória nesse circuito desafiador.

Particularmente esse momento foi de muita emoção. Tenho escrito e publicado imagens de grandes ídolos de um automobilismo de 20, 30 anos atrás, mas foram poucas as vezes que pude encontrar e conversar pessoalmente com todos eles. E alguns me deram esse prazer, e o que é mais incrível, já me conheciam, sem sequer eu ter me apresentado (!). Ah, tu que és o Sanco! Ouvi algumas vezes. Puxa, que legal.

Menegaz, Lava (discursando) e Torino.

Olhando para um lado, Clóvis de Moraes, "Chico" Feoli, Luiz Fernando Cruz, do outro, Antônio Fornari, Paulo Hoerlle, Roberto Giordani, Trein, "Schimitão", Nique, Esbróglio, "Janjão", "Castrinho", "Zuio", "Beto Pareci", entre tantos outros automobilistas que tantas alegrias trouxeram ao público que assistia junto ao Tala Larga, que agora, olhando rapidamente na primeira página do livro, pude vê-lo em chão batido nos anos 60, antes mesmo da efetiva construção. Senti a falta de muitos outros, mas sabemos que reunir todos eles é uma missão um tanto difícil.

Pude falar com muitos deles e a conversa era ótima. Levei minha câmera com o objetivo de registrar aquele momento, mas foram raros os momentos em que a usei, pois o tempo era curto, e não se podia desperdiça-lo.

O Paulo Trevisan (vejam ele na imagem abaixo), que sempre demonstrou seu apoio a este espaço, se encarregou de dar uma moldura especial ao evento, trazendo três exemplares do Museu do Automobilismo Brasileiro de Passo Fundo, o Uno #99 da Melitta, várias vezes campeão nas mãos de Antônio Fornari e Paulo Hoerlle, o Escort #11, campeão brasileiro de Marcas e Pilotos com Egon Herzfeldt e Vicente Daudt e esse belo e inesquecível Fórmula 2 que petencera ao "Chico" Feoli, que inclusive chegou a "roncar" para a alegria de todos os presentes.

Aquela noite passou muito rápida, mas tenho certeza de que ficará registrada para sempre na memória daqueles que lá estiveram.

2 comentários:

Anônimo disse...

mas que beleeeeeeeeeza!
tu vê...nem sabia que desse livro!
fiquei curioso!

Anônimo disse...

Entre todos esses grandes nomes do automobilismo gaucho estavas TU cara... uma figura que está se tornando importantíssima para o senário do automobilismo regional! Parabéns pelo reconhecimento Mano!

Abraço!