quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Experimentando a Divisão 4

Não acompanhei as provas da Divisão 4, pois foram disputadas no início dos anos 70. Sei que essa categoria motivou o desenvolvimento de vários protótipos nacionais e até alguns copiados de modelos estrangeiros como foi o caso do Avallone, uma réplica do McLaren (se não estou enganado) que participava das competições Can-Am na mesma época.

E foi embalado por essa febre que o "Janjão" resolveu acelerar uma daquelas encrencas na etapa de abertura do campeonato brasileiro de 1972 em Tarumã. Com o patrocínio da Heuser (Decoração de Interiores) alugou o protótipo Jamaro, construído por Jairo Amaro de Oliveira, do Rio de Janeiro, antigo construtor dos Fórmulas V. O protótipo do carioca tinha motor Crysler V8 de 2400 cc e pesava apenas 400 kg. Não era muito bonito, mas era muito bem acabado e podia receber uma boa variedade de motorizações.

Jairo tinha a intenção de vender o carro aos pilotos gaúchos e "Janjão", dependendo da atuação do protótipo, disse que poderia comprá-lo. Disse ele aos jornais da época: a prova de Domingo será mais uma experiência em minha carreira (na época, ele corria com o Luiz Gustavo Tarragô no Fusca #14 nas provas do gaúcho de Turismo), mas só largarei para a corrida se obtiver um bom tempo na classificação.

O carro teve a preparação do Gilberto Toffolli Culau, o "Gessy". De acordo com "Janjão" seus maiores adversários seriam os protótipos de Curitiba, os Manta com motor VW e o Chevrolet, de Brasília.

Pesquisando na web, encontrei no site do amigo Carlos de Paula o resultado da corrida, disputada em duas baterias de trinta minutos, realizada no dia 07 de Maio daquele ano.

1º - Antonio Carlos Avallone - Avallone-Crysler - 5200 cc
2º - Maurício Chulan - Heve P-5 Volks - 1900 cc
3º - Newton Pereira - Newcar-Volks
4º - Marinho Antunes - AC-Volks - 1700 cc
5º - Arthur Bragantini - Puma GT
6º - Roberto D'Avila - Puma GT
7º - Luiz Moura Brito - Manta-Volks
8º - Pedro Muffato - Puma GT
9º - Luiz Estêvão Oliveira - Protótipo OK Chevrolet - 2500 cc
10º - Waldeban Ribeiro - Amato-Chevrolet - 2500 cc
NT - Benjamin Rangel - Heve P-5 Volks - 1900 cc
NT - Paulo Nascimento - Puma GT
NT - Sergio Benoni Sandri - Manta-Volks - 2000 cc
NT - Antônio Freire - Jamaro-Crysler - 2400 cc
NT - Ricardo Valente - Manta-Alfa Romeo - 2150 cc

Abaixo a tão aguardada imagem do protótipo carioca, publicada no jornal Zero Hora na véspera da prova.

Essa é uma das surpresas que fui descobrindo ao longo desse contato com o grande piloto.

Fonte da imagem: arquivo "Janjão" Freire.

7 comentários:

Mestre Joca disse...

Sanco,
Uma verdadeira "mosca blanca", meus sinceros parabéns! É a priemrira vez que vejo o Jamaro nesta configuração, conhecia um pouco diferente, versão 1968. Mas a foto é mais do que válida, resta saber que fim levou o carro.

Meus parabéns!

Mestre Joca disse...

Em tempo: o Avallone A11 era uma cópia - na verdade os quatro primeiros eram reais chassis Lola - da Lola T-163 Can Am. depois conto esta história com mais calma...

Grande abraço,

Leandro Sanco disse...

Muito obrigado pela correção, Mestre Joaquim.

Paulo Schütz disse...

Lembrava que o Avallone era cópia de uma Lola, não sabia o modelo, Mestre Joaquim, como sempre, esclarecendo. O fato é que realmente não tinha conhecimento do Jamaro, sensacional esta série, mais uma vez, Leandro, estás de parabéns.

Caíque Pereira. disse...

Leandro,

Espetacular essa Foto. Meu amigo Juca escreveu que é uma mosca branca, eu diria que é TRANSPARENTE. Vi esse carro correr e a lembrança dele andando é muito vaga (agora sei que era o carro mesmo), mas conversando com o Vicente Domingues e uma vez com o Bob Sharp, ambos falaram do Bi-motor VW e do efeito ventury que este carro tinha, para refrigerar os Motores VW, motor esse que está com o Trevisan aí em Passo Fundo. Grande Foto e espetacular o fato de Publica-la,

Obrigado.

Leandro Sanco disse...

Quem diria que um dia o Blog seria visitado por tantos experts como esses que assinam aí em cima. Obrigado a todos vocês!

Clóvis Irigoyen disse...

De fato eu sabia que o "Avalone" era réplica de um Lola mas não sabia o modêlo. Vi estas corridas em Tarumã onde havia grid cheio quando etapa do "nacional". Várias quipes de renome, e claro, sem esquecer a equipe Hollyood com seus Porche.....