sábado, 16 de agosto de 2008

Hot Car, 1982

Os blogueiros, mais uma vez, não decepcionaram e acertaram na mosca a resposta do último Desafio. Flávio Pilau no Passat #5 verde e branco (o Paulo Schutz lembrou bem) da Hot Car em 1982. Gostaria muito de poder fazer uma retrospectiva sobre esse piloto que considero mais um da minha lista de "botas", mas infelizmente tenho muito poucos registros sobre ele. Essa imagem da Hot Car é muito boa, vejam como ele vinha "pendurado" na 1 de Tarumã.

Bom, vou tentar então, lembrar um pouco como foi aquele campeonato de 82 da Hot Car, muito disputado e que teve o campeão conhecido apenas na última etapa em Guaporé.

Dia desses, quando publiquei uma imagem do Cláudio Ely no Fusca patrocinado pelo Tênis Campeão, comentei sobre a Turismo Especial Gaúcho (TEG) de 1981 e do que era esperado para o ano seguinte. A TEG estava enfraquecida e com o término do Torneio Passat, muito pilotos migraram para o regulamento da Hot-Car com a intenção de participar do campeonato brasileiro da categoria, assim os Passats e alguns poucos Gols se juntaram a alguns poucos Fuscas que ainda sobreviviam, liderados pelo incansável Arnaldo Fossá.

Alguns dos pilotos que lembro daquele ano e outros que achei algum registro foram:
Cezar Pegoraro - Passat - Cautol/ Predilar/ Mobil Super;
Sérgio Pegoraro - Passat - Cautol/ Predilar/ Mobil Super;
Anor Friedrich - Passat - Carro do Povo/ Ipiranga;
Pedro Grendene - Passat - Grendene;
Henrique Bertolucci - Passat - Grendene;
Aroldo Bauermann - Passat - Orloff/ Farol;
Cláudio Ely - Gol - Tênis Campeão;
Tadeu Matuzalém - Passat;
Arnaldo Fossá - Fusca;
Flávio Pilau - Passat - Ella;
Luis Marcelo Dias - Gol;
Roberto Schmitz - Passat - Pareci;
Vinetou Zambom - Fusca.

Alguém falou também que o Fernando Moser chegou a participar desse campeonato, no outro carro da equipe Ella, preparados pelo Luiz Tuning. Me lembro também do Fusca #21 patrocinado pela Transportadora Cruzeiro do Sul, mas nunca soube quem o pilotava.

Não me lembro ao certo quem foi o campeão. Mas sei que o título e o vice ficaram entre os irmãos Sérgio e Cezar Pegoraro, demonstrando o domínio dos carros preparados pelo Clóvis de Moraes.

Abaixo algumas imagens para relembrar aquele tempo:

Descida da Figueira em Tarumã, mostrando parte do grid de uma das provas daquele ano. Essa foi uma das primeiras imagens que publiquei aqui no Blog. Eu e minha família estávamos lá.

Disputa entre "Bocão" e Anor Friedrich no duelo entre as concessionárias VW Cautol e Carro do Povo.

Sérgio Pegoraro
Aroldo Bauermann
Pedro Grendene

Flávio Pilau

Fonte das imagens: arquivo Família Tróglio.

2 comentários:

Anônimo disse...

impressiona a nominata do grid.

Valeria Junqueira disse...

O campeão em 1982 foi José Junqueira, o Carioca, mineiro de nascimento.