sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Doce Regresso

Estava correndo o olho nos arquivos e encontrei essa imagem.

Imediatamente lembrei de toda a história que há por trás dela. Se bem me lembro, foi retirada de uma revista Auto Esporte. A matéria era sobre a etapa de abertura do Sulamericano de Fórmula 3 de 1990, em Cascavel. O veterano "Alemão" Leonel é seguido de perto pelo novato Christian Fittipaldi, em disputa pelo primeiro lugar.

Leonel venceu. Não era algo extraordinário, afinal ele era um dos melhores pilotos daquela época. Ao final da temporada de 1989, o gaúcho preparou as malas e partiu para os Estados Unidos para tentar novamente a carreira internacional. Era anunciado na Fórmula Indy, se não estou enganado (talvez a Fórmula Atlantic). Há poucos dias da abertura da Fórmula 3 ele ainda estava por lá, mas as coisas já não rumavam como planejado. A falta de verba, inviabilizaria sua temporada nos States e não restava outra alternativa a não ser voltar para o Brasil.

Durante esses poucos dias, o piloto voltou ao Brasil e decidiu que continuaria participando da F3. Mas aquela altura, as melhores equipes e os melhores carros já estavam definidos, não havia muitas alternativas. Mesmo assim, com um carro de segunda mão e mais antigo que os de ponta, lá estava o Leonel e a competitividade de sempre.

Na corrida teve uma disputa forte com Fittipaldi, que fazia sua segunda temporada na categoria.

Essa foi mais uma vitória na carreira do "Alemão", mas com certeza, teve um gosto muito especial.

Fonte da imagem: revista Auto Esporte.

5 comentários:

Anônimo disse...

Acho que o unico carro da categoria que o Leonel não guiou foi o ultimo modelo do Berta ,ele simplemente andou e venceu com todos os modelos e marcas ,uma prova de sua capacidade tecnica ,lamentavel o Leonel não ter apoio naqueles tempos para fazer uma carreira no exterior.

Jonny'O

Anônimo disse...

O Leonel foi campeão com o modelo Berta da equipe INI do Mario Biaggini em 87 e venceu esta corrida com o carro da equipe uruguaia Sabath ( acho q era esse nome ). Foi coitado que o Leonel correria no lugar do Cristhian na Fittipaldi Phillishave #3 , mas no final o Cristhian disputou o Rac F-3 e o Sudan F-3 simultaneamente.

Anônimo disse...

Granito , o Leonel pilotou o Berta MKIII ,o ultimo modelo o Berta 88 acho que o Leonel nunca pilotou .

Pelo que sei os unicos pilotos do 88 foram ,Guillermo Kissling, Victor Rosso,Luis Belloso, Djalma Fogaça, Elio Seikel.

O Victor Rosso chegou a fazer algumas corridas com o 88 no campeonato alemão de 1988.

Jonny'O

Leandro Sanco disse...

Bah, chassi Berta na Europa? Essa eu não sabia...

Anônimo disse...

Orestes Berta o mago disputou alguns ampeonatos interressantes

f-5000 década de 70 nos Eua com carro pilotado até pelo Rick Mears ( tá certo , era desconhecido na época)
Mundial de Marcas tb na década de 70 chegou até liderar uma corrida na Argentina
F-1 Inscreveu um Berta com motor berta 3.5 aspirado, chegou a testar na Argentina com o Nestor Garcia Veiga , mas faltou $$$ pra disputar a etapa , e ainda recusou o motor Cosworth emprestado do Wilsinho
A ultima aventura internacional ( excetuando a F-2 Sudan e a F-3 sudamericana) que tenho notícia foi a temporada em 88 do Vitor Rosso com o Berta de F-3 no ADAC