terça-feira, 4 de novembro de 2008

No limite

Continuando com a retrospectiva fotográfica do Ronaldo Nique, hoje publico algumas do Regional de Turismo de 1986, quando ele formou dupla com o Marcelo Aiquel no Chevette #53 e também algumas de 87, quando ele voltou a correr em um carro preparado pelo "Diko". Por falar nisso, encontrei uma boa imagem deste último que será publicada aqui até o fim da semana.


Em 1986 o grid do Regional de Turismo crescia exponencialmente. Carros de todas as marcas instaladas no país estavam na pista. A Fiat tinha o Uno e o 147. A GM o Chevette e o Chevette Hatch, a Ford o Escort e a VW o Passat, Gol e Voyage. Em um click, como esse abaixo, era possível pegar vários carros diferentes disputando posição. Era a tônica do campeonato. Abaixo uma rodada do Chevette #60 da dupla Luiz Ernani Mello/ Paulo Jacometti na saída da curva 1 assustou todo mundo, mas parece que não houve maiores problemas.

O campeonato despertava tanto interesse que naquele ano a revista Quatro Rodas veio fazer uma matéria, mostrando os carros, o bom público, os pilotos e por aí vai. Houve inclusive um comparativo entre todos os modelos, realizado por um piloto de testes da revista. Abaixo um registro do Chevette #53 sendo guiado durante o teste.

Em uma das provas em Guaporé ocorreu um forte acidente envolvendo Ronaldo Nique. No meio do "Esse", o piloto acertou em cheio o Uno #13 - que devia estar parado na pista - do piloto Ícaro Schons, mas não sei se era exatamente ele que estava a bordo naquele momento. A batida destruiu o Fiat e danificou bastante o Chevette, como pode ser visto nas imagens abaixo.

Já em 1987, Ronaldo pilotou o Chevette #60, mas não me recordo quem foram seus parceiros. Sei que neste mesmo ano o João Sant'Anna, o Giolvani Fagundes e o Amedeo Ferri guiaram esse carro. Vejam na segunda imagem a tocada agressiva do piloto, atirando a traseira do carro, em plena curva 1 de Tarumã. Sensacional.

Assim que der, mas algumas para a apreciação de todos.

Fonte das imagens: arquivo Ronaldo Nique.

6 comentários:

Paulo Schütz disse...

Quem pilotava o Uno do Ícaro, naquele momento do acidente, era o Luís Marcelo Dias, o "Moita", realmente havia parado sobre a pista, só não lembro a razão. Na foto dos 3 carros, o Nique vem entre o Gastão Weigert, do Paraná, que corria com o Rogério Dias, carro preparado pelo Rogéio Taxa, e a Cristina Rosito, naquela época correndo com o Paulinho Hoher, o "Pipoca", no carro preparado pelo Jackson.

Anônimo disse...

Os posts mais recentes tão muito bons cara! SHOW DE BOLA!!!

Anônimo disse...

Ia fazer uma pergunta, mas o Paulo Schutz já respondeu. Queria saber quem pilotava o Chevette 47, pq o patrocínio da Metalurgica Gans é daqui do PR.

Anônimo disse...

Acho que todos vão concordar que o meu pai vai ser sempre uma lenda do automobilismo gaucho...

Abraço
Pamela Nique

Leandro Sanco disse...

Tu tens razão, Pamela. O Ronaldo Nique, teu pai, é um daqueles pilotos que tem coragem de sobra para guiar no limite em qualquer condição, com qualquer coisa que tenha motor. Ele tem a minha admiração e de todos aqueles apaixonados por velocidade.

Marcelo Pacheco #49 disse...

Eu tenho essa 4 rodas com a matéria sobre o automobilismo Gaúcho. Vou escanear e te mandar Sanco.
Abç