sábado, 1 de agosto de 2009

Divisão 1 - 1974

O último Desafio foi cortesia do Pietro Tebaldi e seu incrível acervo sobre a história do automobilismo, especialmente de Cascavel. Em meio ao material, encontrei essa imagem aí embaixo de Tarumã. Durante uma semana a turma deu seus palpites, enquanto eu ia procurando alguma coisa por aqui.


Pelo que consta, essa prova foi disputada no dia 6 de Outubro de 1974. Não sei se foi exatamente essa a prova denominada Taça Souza Cruz que correu o Brasil com suas provas longas. Tenho dúvidas, pois não foram todos os carros que tinham o adesivo da Hollywood. Na verdade eram poucos. A corrida valeu também pelo Gaúcho de Divisão 1.

O grid de largada, que devia estar lotado, mostrava alguns carros. O primeiro identificado foi o Maverick #96 da dupla Norman Casari/Mauro Sá Mota. Pelo que consta, eles chegaram em nono lugar ao final. Depois aparecia o Maverick #90 da Fazenda Sossego de Brasílio Terra e Emílio Boeckel. Ao seu lado aparecia o Maverick #2 de Luiz Estevao Oliveira e Paulo Guaraciaba. Na fila seguinte aparecia o também Maverick da Mate Leão de Luis Moura Brito e (provavelmente) Carlos "Dado" de Andrade, o Opala #4 que gerou uma dúvida e pode ser de Edson Graczyk/Celso Frare ou Reinaldo Campello/Edgard Mello Filho e o Opala #12 de Marino Schunck, mas desconheço seu parceiro. Seria o nosso amigo Roberto Giordani? Por fim aparece o Maverick #47 do trio "Janjão Freire", Renato Conill e Joaquim Fonseca.

A classificação final da prova foi a seguinte:

Classe A - Rommel Pretto e Arlindo Pretto, Chevette (Gaúcho e Brasileiro)

Classe B - Geraldo Duarte e Renan Duarte, Opala (Gaúcho); Eduardo Domingues e Henrique Câmara, Alfa Romeu 2300 (Brasileiro)

Classe C - "Janjão" Freire/ Renato Conill/ Joaquim Fonseca, Maverick (Gaúcho); Paulo Gomes e Antônio Castro Prado, Maverick (Brasileiro)

Caçando nos arquivos, encontrei alguns registros. Vamos a eles.






Nas várias imagens aparecem os Chevettes de Rommel e Arlindo Pretto (#56), o de Alcides Gasparotto (#18), Joel Echel e Paulo Hoerlle (#89), o Alfa (#11) dos cariocas Domingues e Câmara e o Maverick #47 de "Janjão"/Conill/Fonseca. Por fim encontrei uma na qual aparece o paranaense Moura Brito, em uma prova de Super Vê em Tarumã. Vale pelo registro.

Tudo isso há 35 anos...

Fonte das imagens: arquivos Joel Echel, "Janjão" Freire, Pietro Tebaldi e livro Loucos por Velocidade.

Um comentário:

Unknown disse...

FAMILIA PRETTO SEMPRE PRESENTE NA HISTORIA DO AUTOMOBILISMO!!!!! PARABENS AO PILOTOS ARGEMIRO PRETTO,ALCIDES PRETTO,ROMMEL PRETTO,ARLINDO PRETTO,ROGERIO PRETTO,JOÃO PRETTO.... TODAS AS GERAÇÕES DE PILOTOS!!!!!!!