quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Baita susto

Há pouco o Jan Balder enviou uma imagem da Prova Internacional 300 Milhas de Tarumã, disputada no dia 30 de Maio de 1971. Lembrei que já tinha visto a mesma por aqui, no antigo site do Autódromo de Tarumã. Se não me engano faziam parte do arquivo do Paulo Torino.

Aquela foi a estreia de Jan em Tarumã. Ele havia feito de tudo para participar da prova inaugural, meses antes, com o BMW "Esquife Voador", mas não foi possível. O carro estava sem motor e a equipe Cebem estava chegando ao fim de suas atividades.

Já na prova de 71, o piloto lembra que logo após a largada estava no vácuo do outro carro da Equipe Brahma, Renato Peixoto a bordo do Repe 227. Jan guiava o Casari 230. Na chegada da Curva do Laço saltou uma biela do motor do Repe, bem a sua frente. Ele viu a biela saindo do capô. "Tomei um baita susto", escreveu.

A prova, que ainda contou com a participação de alguns pilotos argentinos, foi vencida pela Lola Ford T210 tendo José Renato Catapani na pilotagem.





Valeu, Jan!

Fonte das imagens: arquivo antigo site do Autódromo de Tarumã - colaboração Jan Balder.

3 comentários:

Anônimo disse...

Essa do Protótipo Casari A1 cheio de garrafas de Brahma em cima é sensacional.O que não se fazia para garantir um patrocinio. Graças ao esquema profissional do Jan Balder a Cervejaria investiria bastante naquele periodo no automobilismo.PAULO TREVISAN

Paulo Schütz disse...

Olha só a chegada da curva 2 (2ª foto): Catapani, com a Lola T 210, Ruben Alonso, com o Vounta Tornado, Renato Peixoto, Jan Balder, Antonio Carlos Avallone, com a Lola T 70, Jorge Terengo, com o Berta Tornado de motor dianteiro, aí acho que é o Norman Casari, com a outra Lola T 70, o protótipo Aragano, com o Dino di Leone, estreando o motor Chevrolet, em lugar do DKW 6 cilindros, a Puma do Chateaubriand, se não me engano com o Esbróglio na boléia, um Fúria, creio que do Pedro Victor e o Protótipo Regente do “seu” Breno Fornari.

manuel oliveira disse...

querem matar o velho aqui